04/12/2020 - Aumento na conta de eletricidade com o retorno das bandeiras tarifárias

Informamos que conforme o Despacho nº 3.364, de 30 de novembro de 2020, durante a 12ª Reunião Pública Extraordinária de 2020 da Diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica – ANEEL, por unanimidade, foi decidido:

(i)             Revogar o Despacho nº 1.511/2020[1]; e

(ii)  Reativar a sistemática de acionamento do sistema de Bandeiras Tarifárias, a partir de 1º de dezembro de 2020, segundo a parametrização homologada pela Resolução Homologatória nº 2.551/2019.

Assim, a ANEEL instituiu a bandeira vermelha Patamar 2 no mês de dezembro de 2020. Que resulta no custo de R$ 6,243 para cada 100 kWh (quilowatts-hora) consumidos já a partir de 1º de dezembro.

Em maio deste ano, em virtude da pandemia do novo Coronavírus, a ANEEL havia decidido manter a bandeira verde acionada até 31 de dezembro deste ano, sem custo adicional por kWh consumido. Porém com a justificativa de queda no nível de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas e a retomada do consumo de energia, cancelou repentinamente esta decisão.

Para a FECOMERCIO SP, um aumento tão expressivo nas contas de consumo de eletricidade, ainda durante a pandemia é demasiadamente inapropriado. Muitas empresas estão gradualmente restabelecendo a rotina de suas atividades econômicas, tendo de investir para cumprir os necessários protocolos sanitários, sendo que o faturamento de muitos setores, ainda está longe de ser o mesmo de antes da pandemia.

Além das boas práticas de consumo de eletricidade, para evitar o desperdício e custos desnecessários, mais uma vez, informamos a possibilidade de redução na conta de energia elétrica com a opção pela tarifa branca, disponível desde 1º de janeiro deste ano para todos os consumidores de baixa tensão. Para que esta opção realmente seja vantajosa, é necessário concentrar o uso da eletricidade fora do horário de ponta; o que é muito fácil para um comércio ou loja que funcione até às 17h00 / 18h00.