FLORICULTURA MODELO

O desempenho das vendas no comércio é o termômetro que mede a economia e o ânimo dos consumidores. Qualquer problema no mercado é sentido quase que imediatamente no varejo, mas, independente do panorama econômico, analistas de varejo são unânimes em afirmar que o comerciante deve se modernizar sempre. O varejo é muito dinâmico e exige do empresário atitudes rápidas para se adequar ás novas exigências. Essa constatação é ainda mais importante nas tradicionais floriculturas, que tendem a resistir ás mudanças, por não quererem ou não saberem se modernizar, mantendo-se impassíveis com o decorrer dos anos.

Modernizar não se resume á aquisição de uma nova tecnologia. A tarefa inclui desde a mudança, se necessária, do conceito de negócio, até mesmo as pequenas estratégias que visam aumentar o alcance de maior clientela.

Com esta proposta, o Manual da Floricultura Modelo é uma ferramenta para auxiliar o empresário a refletir sobre a sua floricultura, checar todos os pontos aqui abordados, avaliar, mudar quando for o caso, implantar, enfim tomar uma decisão de busca de sua melhora gerencial, da competitividade e, principalmente, do lucro.