05/06/2019 - Programa de Identificação Biométrica do Eleitor

Com o objetivo de fortalecer a segurança do processo eleitoral do País, o Tribunal Superior Eleitoral – TSE instituiu o Programa de Identificação Biométrica do Eleitor, que visa reunir impressão digital, fotografia e assinatura digitalizada de todos os brasileiros aptos a votarem.

A meta estabelecida pelo Tribunal Regional Eleitoral de São Paulo – TRE-SP é que todos os eleitores do estado estejam inclusos nesse Programa até o pleito do ano de 2022. Para tanto, já foi implantada a revisão biométrica obrigatória em 478 municípios e, nos outros 67, a obrigatoriedade será implementada a partir de 2021.

Como um modo de proporcionar mais uma oportunidade para a realização desse cadastramento, no próximo dia 15 de junho (sábado), os cartórios eleitorais paulistas funcionarão em regime de plantão, das 8 às 13 horas, para realizar a coleta dos dados biométricos daqueles que ainda não a efetuaram.

A FECOMERCIO SP salienta a grande importância que essas medidas têm, uma vez que conferem mais lisura ao processo eleitoral brasileiro, fortalecendo a democracia, base de nossa sociedade.