25/03/2019 - EM FOCO: Dica estratégica - Faça isso bombar em 2020

Tá bom, tá bom, eu sei que você não sabe nem se vai sobreviver a 2019, mas essa dica vai lhe ajudar a ir ao céu, caso você pretenda estar com sua empresa em 2020.

A tendência hoje é de uma estratégia "fisicodigital", ou seja, usar as mídias sociais como atração de contatos, guardá-los em páginas de cadastro, usar o site como um out door eletrônico, fazer ações de interação nas mídias sociais ou mistas com o balcão da loja e ações promocionais na loja que sejam divulgadas nas mídias sociais. Ufa!

O bom desse "Bolo” de coisas acima, é que você mesmo pode montar seu plano de jogo.

De outro lado, as mídias sociais estão cada vez mais parecidas, todas oferecendo serviços e utilidades como compartilhar foto, vídeo, story, o que tornará todas muito próximas em termos de distribuição de conteúdo. Porém, cada uma delas tem uma função diferente.

O Instagram será o grande canal de publicidade.

O youtube será um canal de apoio para conteúdo em outras mídias (o Instagram e o Pinterest também terão essa segunda função)

O twiter servirá mais para quem vende ao consumidor final (e não para atacadistas, produtores e empresas que vendam para as lojas). Ele será um canal de socialização e que, pessoalmente, será de difícil utilização pois atrapalha sua produtividade pessoal.

O Facebook será um canal importante para contato com o público da faixa acima dos 40 anos e uma grande forma de conseguir cadastros de clientes, através de páginas de captura (isso também poderá ser feito pelo Instagram, com uma terceira função).

Daí temos o WhatsApp, que será o principal canal de atendimento.

A GRANDE MUDANÇA PARA 2020

Em 2019 o instagram liberou o uso de lojas associadas à sua conta. O Facebook já permitia isso. Esses dois canais podem se somar à estratégia de face/fone ou site/fone para permitir que você esteja totalmente focado na venda à distância e assim seu ponto comercial será menos importante (redução de custo de aluguel)

Para usar essas ferramentas, contudo, você provavelmente vai precisar de ajuda contratada. Há empresas especializadas em estruturar sua loja (em um canal ou outro), promover a visibilidade de seu blog e estabelecer métricas para avaliar resultados dos investimentos feitos. Mas como você estará economizando em aluguel e em publicidade, os recursos virão daí.

Os demais canais, alimentação diária de Facebook, do instagram, produção de vídeos para o youtube e captação de cadastros (com destaque para o WhatsApp), pode e deverá ser feito por você e para isso precisa se capacitar.

O lojista de sucesso irá destinar 50% do seu tempo para inovação de produtos, relacionamento via conteúdo, respostas a seguidores, promoção de suas mídias, alinhamento com empresa de marketing digital, criação de campanhas promocionais nas mídias sociais ou mistas com a loja, captação de cadastros, geração de conteúdo relevante. ESSA MUDANÇA PRECISARÁ DA DISCIPLINA DO EMPREENDEDOR PARA CRIAR ROTINAS E FAZER SUA MELHOR GESTÃO DE TEMPO.

O que vai realmente estourar a boca do balão, deverá ser a inclusão de meios de pagamento via WhatsApp. Ele já é amplamente usado na China, através de canais semelhantes e há fortes rumores de que isso será lançado pelo WhatsApp em breve. Além de ser um forte golpe NAS EMPRESAS DE CARTÃO DE CRÉDITO, poderá baratear seu custo de vendas e aumentar sua efetividade de conversão. Ex: “Gostou? clique aqui e adquira agora” (e o whats cuidará da transferência de recursos).

Será um mundo novo e que definitivamente colocará em patamares diferentes quem tiver se preocupado com a presença digital e fizer bem a lição de casa. Isso gerará uma grande concentração de mercado!

Assim, se você quiser fazer parte daqueles que herdarão o mercado, pense agora em 2 coisas:

1. ESTRATÉGIA DE AUMENTO DE SEGUIDORES NAS SUAS MÍDIAS, E DE ENGAJAMENTO DESSES SEGUIDORES - em 2020 eles serão seus compradores diretos mais importantes

2. AUMENTO DO SEU BANCO DE CONTATOS NO WHATSAPP -  aí estará habilitado para venda direta por esse canal  e com o tamanho da lista que conseguir montar desde agora

Se quiser ajuda, veja nossa CONSULTORIA PROMOCIONAL que trata do planejamento e da elaboração de estratégias para alavancar vendas, criar interações, produzir conteúdo relevantes para o cliente e gerar cadastros.

VOCE APRENDE FAZENDO E COM ISSO DÁ SUSTENTABILIDADE A SUAS VENDAS E FICA COM O LEGADO DE TER O CONHECIMENTO DE COMO FAZER.

Mais info no link abaixo: