• SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO

20/01/2023 - A importância da cultura organizacional para o seu negócio

A cultura organizacional vem sendo um tema bastante discutido atualmente. Isso porque ela é a responsável por reunir hábitos, comportamentos, valores éticos e morais e políticas internas e externas de uma organização. Sendo assim, sua ausência pode levar a uma baixa identificação dos colaboradores com a empresa, o que gera uma perda do engajamento, além de uma elevada rotatividade de talentos.

Muitas empresas, como o Google, acabam se destacando devido a sua forte cultura organizacional. Isso faz com que seus funcionários comecem a se enxergar como parte do negócio. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura deste artigo e descubra tudo sobre o que é e qual a importância da cultura organizacional para as empresas.

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional, ou cultura empresarial, é o que vai definir a maneira como a empresa vai conduzir seus negócios, lidar com os clientes e parceiros. E, nisso, envolve práticas, políticas e comportamentos que são reflexos da cultura.

Como exemplo, podemos citar uma empresa de cosméticos que adotou a prática de comercializar apenas produtos que não são testados em animais. Essa prática faz parte da sua cultura. Até mesmo ações simples, como possibilitar que os funcionários usem as roupas com as quais se sentirem mais confortáveis, fazem parte da essência da organização.

E aqui surge um grande desafio, que é tirar a ideia da cultura organizacional do papel e colocá-la em prática no dia a dia da empresa.

Qual a sua importância para as empresas?

A cultura organizacional é um fator fundamental para um crescimento estruturado das empresas e para a construção de uma imagem sólida. Quando a equipe entende e incorpora esses valores internos, se torna muito mais fácil melhorar os resultados e até mesmo se recuperar diante de momentos de crise.

A presença dessa estrutura e de um ambiente que promove uma competição saudável acaba apoiando os objetivos pessoais de toda a equipe, enquanto esta busca alcançar as necessidades da empresa.

O resultado é que um ambiente mais saudável é, consequentemente, um espaço de promoção da produtividade, uma vez que os colaboradores deixam de se preocupar com questões externas e passam a dedicar suas ações para as tarefas a serem desenvolvidas.

Benefícios da cultura organizacional

Como você pode perceber, a cultura organizacional, quando bem definida, pode ajudar em diversos aspectos da gestão da sua empresa. Veja, em detalhes, alguns dos seus benefícios.

Melhor clima organizacional

Ter um clima organizacional sadio no ambiente de trabalho é uma das consequências de se adotar uma cultura empresarial. Quando a organização tem valores claros que envolvem o respeito mútuo, os relacionamentos se tornam muito melhores e mais transparentes.

Dessa forma, há uma maior cooperação entre os funcionários, abrindo espaço para a troca de ideias e contribuindo para a saúde dos colaboradores.

Maior engajamento da equipe

Outro ponto que merece destaque é a sensação de pertencimento que a cultura organizacional gera em toda a equipe. Com isso, seus funcionários ficam mais satisfeitos e tendem a permanecer por mais tempo na empresa.

Assim, não só o engajamento é melhorado, mas a retenção de talentos, de que falaremos mais a seguir.

Melhora da retenção e seleção de talentos

Quando os colaboradores se sentem representados e valorizados na empresa, existe a tendência de permanecerem nela por muito mais tempo, fazendo carreira dentro da organização, o que é bastante raro nos dias de hoje.

Além disso, a cultura organizacional coloca em destaque comportamentos e valores que são importantes para a empresa. Assim, novos talentos são atraídos por essa cultura. Nesse sentido, as contratações costumam ser muito mais assertivas e eles passam a incorporar os valores da empresa.

Satisfação do cliente

Por fim, podemos destacar que ao adotar uma cultura organizacional que valoriza seus profissionais, as empresas estarão trabalhando em prol da satisfação dos seus clientes.

Isso porque, ao ter um profissional valorizado e feliz, ele vai desempenhar muito melhor as suas tarefas, entregando serviços de excelência aos clientes, gerando um alto retorno de satisfação e também em termos financeiros.

Como construir uma cultura organizacional na sua empresa?

Agora que você já entendeu o que é a cultura organizacional e a sua importância, chegou a hora de saber como construir a sua. O primeiro passo é ter bem definido quais são a missão, a visão e os valores do negócio.

Em seguida, você precisa contar com profissionais especializados e qualificados para realizarem a gestão de pessoas, a comunicação interna e o recrutamento de novos colaboradores. Isso será positivo para disseminar a cultura da organização. Além disso, você pode investir em algumas estratégias, veja as dicas abaixo!

Invista em pessoas

As pessoas são um elemento-chave para que seja possível disseminar a cultura da sua organização. Afinal, são elas que estão presentes no dia a dia da empresa. Por isso, a cultura deve ser acessível para todos, independentemente de cargo ou área.

Os elementos que vão compor a cultura organizacional precisam estar bastante claros para que sejam divulgados aos colaboradores. Aqui, as lideranças têm um papel fundamental, pois são as responsáveis por disseminar os valores da companhia, inspirar e motivar colaboradores.

Tenha uma cultura de comunicação

A comunicação é outro ponto muito importante nesse processo. Aqui, você pode utilizar banners informativos, vídeos ou até o envio de e-mails com as informações. Tudo vai depender do tamanho da sua empresa e da estratégia adotada.

Além disso, ao desenvolver uma cultura de comunicação, a empresa facilita a troca de informações e feedbacks entre funcionários e gestores, contribuindo com o ambiente corporativo e o clima da organização.

Promova ações de endomarketing

Desenvolver ações que promovam o engajamento dos colaboradores é fundamental. Eventos internos, como workshops, palestras e café com o presidente, permitem a integração e o desenvolvimento da equipe e são positivos para fortalecer a cultura organizacional.

Manter os colaboradores motivados é muito importante, como você pôde perceber ao longo deste artigo. Afinal, eles são parte fundamental no crescimento da sua empresa. Que tal continuar seus estudos sobre o tema? Baixe gratuitamente o nosso e-book Motive sua Equipe e Faça sua Empresa Crescer.

A cultura organizacional vem sendo um tema bastante discutido atualmente. Isso porque ela é a responsável por reunir hábitos, comportamentos, valores éticos e morais e políticas internas e externas de uma organização. Sendo assim, sua ausência pode levar a uma baixa identificação dos colaboradores com a empresa, o que gera uma perda do engajamento, além de uma elevada rotatividade de talentos.

Muitas empresas, como o Google, acabam se destacando devido a sua forte cultura organizacional. Isso faz com que seus funcionários comecem a se enxergar como parte do negócio. Para saber mais sobre o tema, continue a leitura deste artigo e descubra tudo sobre o que é e qual a importância da cultura organizacional para as empresas.

O que é cultura organizacional?

A cultura organizacional, ou cultura empresarial, é o que vai definir a maneira como a empresa vai conduzir seus negócios, lidar com os clientes e parceiros. E, nisso, envolve práticas, políticas e comportamentos que são reflexos da cultura.

Como exemplo, podemos citar uma empresa de cosméticos que adotou a prática de comercializar apenas produtos que não são testados em animais. Essa prática faz parte da sua cultura. Até mesmo ações simples, como possibilitar que os funcionários usem as roupas com as quais se sentirem mais confortáveis, fazem parte da essência da organização.

E aqui surge um grande desafio, que é tirar a ideia da cultura organizacional do papel e colocá-la em prática no dia a dia da empresa.

Qual a sua importância para as empresas?

A cultura organizacional é um fator fundamental para um crescimento estruturado das empresas e para a construção de uma imagem sólida. Quando a equipe entende e incorpora esses valores internos, se torna muito mais fácil melhorar os resultados e até mesmo se recuperar diante de momentos de crise.

A presença dessa estrutura e de um ambiente que promove uma competição saudável acaba apoiando os objetivos pessoais de toda a equipe, enquanto esta busca alcançar as necessidades da empresa.

O resultado é que um ambiente mais saudável é, consequentemente, um espaço de promoção da produtividade, uma vez que os colaboradores deixam de se preocupar com questões externas e passam a dedicar suas ações para as tarefas a serem desenvolvidas.

 

Benefícios da cultura organizacional

Como você pode perceber, a cultura organizacional, quando bem definida, pode ajudar em diversos aspectos da gestão da sua empresa. Veja, em detalhes, alguns dos seus benefícios.

Melhor clima organizacional

Ter um clima organizacional sadio no ambiente de trabalho é uma das consequências de se adotar uma cultura empresarial. Quando a organização tem valores claros que envolvem o respeito mútuo, os relacionamentos se tornam muito melhores e mais transparentes.

Dessa forma, há uma maior cooperação entre os funcionários, abrindo espaço para a troca de ideias e contribuindo para a saúde dos colaboradores.

Maior engajamento da equipe

Outro ponto que merece destaque é a sensação de pertencimento que a cultura organizacional gera em toda a equipe. Com isso, seus funcionários ficam mais satisfeitos e tendem a permanecer por mais tempo na empresa.

Assim, não só o engajamento é melhorado, mas a retenção de talentos, de que falaremos mais a seguir.

Melhora da retenção e seleção de talentos

Quando os colaboradores se sentem representados e valorizados na empresa, existe a tendência de permanecerem nela por muito mais tempo, fazendo carreira dentro da organização, o que é bastante raro nos dias de hoje.

Além disso, a cultura organizacional coloca em destaque comportamentos e valores que são importantes para a empresa. Assim, novos talentos são atraídos por essa cultura. Nesse sentido, as contratações costumam ser muito mais assertivas e eles passam a incorporar os valores da empresa.

Satisfação do cliente

Por fim, podemos destacar que ao adotar uma cultura organizacional que valoriza seus profissionais, as empresas estarão trabalhando em prol da satisfação dos seus clientes.

Isso porque, ao ter um profissional valorizado e feliz, ele vai desempenhar muito melhor as suas tarefas, entregando serviços de excelência aos clientes, gerando um alto retorno de satisfação e também em termos financeiros.

Como construir uma cultura organizacional na sua empresa?

Agora que você já entendeu o que é a cultura organizacional e a sua importância, chegou a hora de saber como construir a sua. O primeiro passo é ter bem definido quais são a missão, a visão e os valores do negócio.

Em seguida, você precisa contar com profissionais especializados e qualificados para realizarem a gestão de pessoas, a comunicação interna e o recrutamento de novos colaboradores. Isso será positivo para disseminar a cultura da organização. Além disso, você pode investir em algumas estratégias, veja as dicas abaixo!

Invista em pessoas

As pessoas são um elemento-chave para que seja possível disseminar a cultura da sua organização. Afinal, são elas que estão presentes no dia a dia da empresa. Por isso, a cultura deve ser acessível para todos, independentemente de cargo ou área.

Os elementos que vão compor a cultura organizacional precisam estar bastante claros para que sejam divulgados aos colaboradores. Aqui, as lideranças têm um papel fundamental, pois são as responsáveis por disseminar os valores da companhia, inspirar e motivar colaboradores.

Tenha uma cultura de comunicação

A comunicação é outro ponto muito importante nesse processo. Aqui, você pode utilizar banners informativos, vídeos ou até o envio de e-mails com as informações. Tudo vai depender do tamanho da sua empresa e da estratégia adotada.

Além disso, ao desenvolver uma cultura de comunicação, a empresa facilita a troca de informações e feedbacks entre funcionários e gestores, contribuindo com o ambiente corporativo e o clima da organização.

Promova ações de endomarketing

Desenvolver ações que promovam o engajamento dos colaboradores é fundamental. Eventos internos, como workshops, palestras e café com o presidente, permitem a integração e o desenvolvimento da equipe e são positivos para fortalecer a cultura organizacional.

Manter os colaboradores motivados é muito importante, como você pôde perceber ao longo deste artigo. Afinal, eles são parte fundamental no crescimento da sua empresa. Que tal continuar seus estudos sobre o tema? Baixe gratuitamente o nosso e-book Motive sua Equipe e Faça sua Empresa Crescer.