27/08/2021 - Como criar um QRcode para o seu negócio

Muito utilizado em pagamentos, há diversas formas de incluir essa inovação nos processos do varejo para atender condutas de higienização que deverão continuar no mundo pós-pandêmico

Apesar de não ser uma novidade, o uso de QRcodes no varejo tem ganhado destaque por sua versatilidade.

A tecnologia se revelou um coringa, especialmente para os restaurantes no último ano. Seja para consultar cardápios, fazer pedidos ou realizar pagamentos, o QRcode tem se mostrado uma alternativa para diversos negócios que prezam por experiências sem contato físico, principalmente, em objetos de uso compartilhado, como maquininhas e menus.

Durante a pandemia, a opção por pagamento sem contato cresceu cinco vezes, de acordo com a Visa. Outro material da consultoria britânica Juniper Research mostra que o número de pessoas que realiza pagamentos usando QRcodes e serviços financeiros ligados ao código vai crescer dos atuais 1,5 bilhão para mais de 2,2 bilhões até 2025, equivalente a 29% dos usuários de aparelhos celulares no mundo.

Todos esses dados confirmam que a pandemia popularizou a adoção da ferramenta no Brasil, embora já fosse muito usada em outros mercados, especialmente o chinês, há alguns anos.

O SURGIMENTO DA TECNOLOGIA

Criado no Japão, em 1994, por uma empresa do grupo da Toyota, o recurso se tornou muito útil para o varejo. A palavra QRcode é um acrônimo de quick response, na tradução para o português significa código de resposta rápida.

O desenho que se assemelha a um quadrado apresenta códigos bidimensionais que armazenam uma grande quantidade de informações, que quando escaneadas, podem ser transmitidas a outras pessoas armazenando textos, links, vídeos e outros conteúdos.

Diferentemente dos códigos de barras tradicionais, esses podem ser lidos pelas câmeras de celulares e também por aplicativos.

Sua origem na indústria automotiva permitia, na época, uma forma mais rápida de catalogar as peças utilizadas na produção de veículos.

COMO GERAR QRCODES

De acordo com uma pesquisa realizada pela Panorama Mobile Time/Opinion Box, aproximadamente 48% dos entrevistados, que somaram um total de 2 mil brasileiros, já realizaram alguma transação financeira via QRcode. O número corresponde a um crescimento de 13% desde o início da pandemia.

Não é nada complexo disponibilizar a ferramenta, e os clientes só precisam dos seus celulares para realizar a leitura. E não vale apenas para operações físicas - também é possível realizar o pagamento via QRcode on-line, apresentando o código disponível no próprio site ou enviando por e-mail ou mensagem.

Também é possível expor o QRcode em vários pontos das lojas - seja para divulgar conteúdo, produtos, serviços, promoções, realizar pesquisas com clientes de maneira autônoma, sem precisar de um funcionário para tanto.

Algumas ferramentas de análise de dados da abertura desses códigos também revelam quantas pessoas acessaram o link e quais páginas foram acessadas, por exemplo.

Muitos programas e aplicativos podem gerar QRcodes com essas funções. Veja algumas opções:

QR Code Generator - plataforma geradora de QRcode que possui duas versões: uma paga e outra gratuita. Essa opção oferece benefícios, que vão além da geração do código. Ela permite o acompanhamento de estatísticas do QRcode, como, por exemplo, o número de downloads do código.

Ao acessar o site, é possível escolher o tipo de arquivo. Em seguida, basta inserir as informações com o conteúdo que ficará disponível no seu QRcode e, por fim, fazer o download do código e divulgá-lo.

Unitag QR - também com um versão gratuíta, essa opção possui um diferencial importante. Além de gerar o código, é possível editá-lo como preferir - com diferentes formatos, cores e estilos variados -, ou seja, personalizá-lo.

A versão paga custa aproximadamente R$ 600 por ano e permite também que você gerencie e rastreie os códigos.

Invertexto - uma das opções mais simples de ter seu QRcode por meio de um site gratuito que reúne diversas ferramentas envolvendo manipulação e armazenamento de texto, criptografia, geração de código de barras e, claro, a geração de código QR Code.

Barcode Generator - gratuito e disponível para Android, esse aplicativo permite a criação de códigos em até 11 formatos e, inclusive, em forma de código de barras.

Por Mariana Missiaggia -   | Repórter mserrain@dcomercio.com.br